O ministro veio fazer uma explanação do Plano de Ação para a Educação. Antes, o titular do MEC falou sobre a situação da educação no país. Ele convocou todos os gestores para trabalharem juntos na melhoria da qualidade da educação. “Melhorar a educação só será possível com a parceira entre prefeitos, governadores e secretários de Educação”, disse.
Com relação ao piso nacional do magistério, de R$ R$ 1.451, o ministro ressaltou que a recuperação do piso deve ser compatível com a situação orçamentária dos Estados e dos Municípios. “Temos que abrir uma negociação para que seja um processo equilibrado. Temos que ter uma negociação para construir um caminho que não desequilibre o sistema”.
A governadora Rosalba Ciarlini falou que a presença do ministro é de grande importância. “Fizemos questão de trazer esse evento aqui para Rio Grande do Norte, pois é uma oportunidade de mostrar o quanto nós priorizamos a Educação”. Rosalba destacou também a importância do debate entre os gestores. “Os secretários de Educação estão discutido os problemas comuns aos Estados. A presença do ministro na reunião é a oportunidade para que se possa expor, dialogar e reivindicar uma atenção especial, para que se possa realizar realmente a grande transformação que se almeja na educação”. A governadora lembrou que aqui no estado essa transformação já foi iniciada. “Estamos valorizando o professor, a escola, melhorando as condições de ensino de trabalho, tendo o aluno em primeiro lugar”.
Fonte: Blog do Robson Pires.