O portal Olhar Digital alerta que, cada vez mais, são espalhados anúncios de aplicativos disfarçados, mas na realidade, não passam de mais um caso de malware, ou seja: os tais apps são falsos e podem contaminar sua máquina.
Os golpistas, que antes praticavam as fraudes pelo Orkut, agora atacam pela rede de Mark Zuckerberg, através de mensagens que prometem mudar a cor azul do Facebook para outras tonalidades, ou de serviços para que você saiba as pessoas que visitaram o seu perfil no site. Isso tudo se você curtir a página e compartilhar o link de download com os seus amigos. Reforçamos aqui: todas essas mensagens são vírus, portanto não clique nos links exibidos nas postagens.
O nome desse golpe é “scam”, uma técnica fraudulenta que utiliza como base a oferta de algo que as pessoas gostariam de ter, mas não é necessariamente ofertada pelo serviço oficial. Assim, as pessoas clicam nos links e são infectadas por malwares que podem roubar dados do usuário, como logins, senhas e números de cartões de crédito.
Abaixo, veja alguns exemplos das mensagens que podem contaminar o seu micro (atentem também para os erros de português):
“Eu consegui mudar meu Facebook de cor *–* quer mudar o seu também ? Aprendam aqui”
”Consegui mudar a cor do meu facebook, ficou show! Quer mudar tb? Soh ir aqui >>>”
”Confiira as peessoas que olharam seu perfil ->”
”Nov0 apliicaatiivo m0stra quaaiis amig0s andou fu�ando s3u p3rfi1il do fac3b00k n3ssa sem4n4″
”Quueer s4b3r quaaiis amig0s and0u veendo o seeeeeeu p3rfi1il do fac3b00k durant3 3ssa s3m4n4″
”Dsccuubra queeem te viziiiiitooou >>>”