
Reza a lenda política que ministério tem sempre a cara do presidente. Será? Para o novo governo Dilma, alguns nomes já estão definidos: Guido Mantega, Miriam Belchior, Alexandre Tombini, Antônio Palocci, Gilberto Carvalho, Alexandre Padilha, Paulo Bernardo e Nélson Jobim. Todos são ou foram do governo Lula.
Mas o presidente nega a influência. “Você queria que ela convidasse quem? Os adversários? Você queria que ela convidasse o José Serra pra ministro da economia em vez do ministro Guido que é parceiro dela?”, perguntou.
Ele mesmo anunciou que o ministro da Educação, Fernando Haddad deve continuar. Fez o mesmo com Izabella Teixeira, que vai permanecer no ministério do Meio Ambiente. Aloizio Mercadante, líder do governo no Senado, deve ser o novo ministro de Ciência e Tecnologia.
Na área da saúde, o aliado, Sérgio Cabral, governador do Rio de janeiro, foi quem anunciou o próximo ministro: Sérgio Côrtes, atual secretário estadual da Saúde no Rio de Janeiro.
Afinal, o governo Dilma terá a cara do governo Lula? “Sem problemas”, disse uma fonte que faz parte do governo de transição. É uma forma de a presidente eleita reconhecer e demonstrar o apreço que tem pelo presidente Lula.
Portal de Major Sales, 01 de dezembro de 2010
Por: Danilo Vidal - Informações: Portal G1.