
Todas as secretarias municipais de saúde foram convocadas a participar do Dia D contra a dengue, atividade que tem por objetivo conter as estatísticas cada vez mais crescentes da doença no Estado. A Sesap (Secretaria Estadual de Saúde Pública) divulgou ontem à noite a nova planilha semanal e revelou que foram registrados 23.424 casos de dengue em 2008. Na semana passada, o número era 20.995.
A coordenadora de ações contra a dengue, Kristiane Fialho, está esperançosa quanto aos resultados do Dia D. “Essa estratégia é para servir de estímulo aos profissionais e à comunidade. As pessoas têm que encarar o combate aos focos como rotina”.
Quando repassou a planilha para a reportagem, a coordenadora se mostrou bastante preocupada com o número de casos de dengue hemorrágica, o tipo mais grave da doença. Agora já são 785 casos notificados, com 90 confirmações e 47 óbitos (dos quais, três foram confirmados). No mesmo período do ano passado, foram notificados 5.784 casos de dengue.
Dos 167 municípios, 156 apresentam incidência da doença. A Capital e a Grande Natal respondem por 11.233 casos. Apenas 11 municípios não apresentam registros da doença, mas essa realidade pode ser falsa porque o sistema de saúde local pode ter falhado quanto à realidade epidemiológica de sua cidade. O Ministério da Saúde aumentou o repasse do SUS de R$ 94 para R$ 104 para o RN.