*

Brasão e Bandeira


PROJETO LEI:
Projeto Lei nº 004, de 13/05/2005, que criou a Bandeira e 0 Brasão do município de Major Sales/RN, foi aprovado pela Câmara de Vereadores em 31/05/2005, sendo o mesmo transformado na Lei Nº 85, em 01/06/2005, sancionada pela Prefeita Maria Elce Mafaldo de Paiva Fernandes.


MEMORIAL DESCRITIVO DO BRASÃO E BANDEIRA 
DO MUNICÍPIO DE MAJOR SALES/RN.

O Brasão proposto ao município de Major Sales/RN, no Estado do Rio Grande do Norte, está composto, dentro de uma diagramção cromática harmoniosa, por elementos representativos na política, economia, sociedade e cultura do município.
A sociedade e política local estão simbolizadas por estrelas. A estrela maior, soberana, representa o município de Major Sales e as 21 estrelas menores referem-se às comunidades existentes no município.


A economia representa-se nas laterais do Brasão, onde o milho, o feijão e o arroz, base da economia local, unem-se sob a forma de ramos. Na base dos dois ramos localiza-se a data de emancipação política do município: 26 de junho de 1992.
O nome do município se encontra em letras miores sobre uma fixa que corta o Brsão em sua extremidade superior.


A cultura nordestina, norte riograndense e majrsalense é simbolizada pela serra, pelo sol, radiante no céu azul, e pela maior manifsetação cultural do município de Major Sales/RN: Os caboclos.


A estrela maior que simboliza Major Sales localiza-se, estrategicamente, ao pé da serra, como na realidade geográfica do município. As 21 comunidades, sob a forma de pequenas estrelas, estão iluminadas pelo mesmo sol, num gesto de igualdade, fortalecendo, assim, o pricípio da democrácia e justiça social.


As cores da Bandeira são verde, azul, e branco, e representam, respectivamente a verde serra, o céu azulcaractéristico do nordeste brasileiro e a paz desejada por todos, onde descansa, soberano, o Brasão do município de Major Sales/RN.