*

NÃO BASTA VOTAR...

:: MAJORSALESRN.COM - 16 DE AGOSTO DE 2008::

Por: Elenaldo Alves
Estamos num ano eleitoral, nos aproximando das eleições, o que se ver é carros adesivados, o que se ouve é música convicente, apresentando dos nossos futuros representes o que não foi feito e o jamais farão em sua maioria que é dar ao povo (cidade) condições dignas de vida.

Falar de eleição, de política é falar da cidade, da POLYS conforme fala Platão em sua obra prima A REPÚBLICA, é disso que vou falar a partir de hoje tomando parte da Cartilha de Orientações Éticas sobre Política e Cidadania, SOBRE A PARTICIPAÇÃO DO CRISTÃ NA POLITICA, Lançada pela Arquidiocese da Paraíba para as Eleições de 2008.

No dia 5 de outubro de 2008 acontecem as Eleições Municipais. Escolhemos nossos vereadores e prefeitos. Porém, não basta votar. É preciso participar da construção da nossa cidade e da cidadania. Entendamos o que isso significa.



A cidade é o espaço onde nós vivemos, convivemos, trabalhamos e nos desenvolvemos.


No Estado - de direito e de fato - o espaço democrático participativo envolve todos. O povo aprende a se organizar para construir a cidade, considerando suas necessidades e seus diversos interesses.

A cidade e a cidadania são uma construção. Para ser cidadão de verdade é preciso formar o caráter cívico. Essa tarefa cabe ao Estado, à família e a cada um de nós, cidadãos.

A cidadania importa na nossa co-responsabilidade pessoal e social.

A formação do caráter cidadão é permanente. Diz respeito à formação da consciência, orientada à responsabilidade e ao bom uso da liberdade pessoal e de todos.

A formação fundamenta-se em valores éticos, em princípios morais, em exemplos concretos, em virtudes e experiências exitosas. Tal formação leva-nos a assumir várias atividades construtivas em favor da coletividade.

A cidade e a cidadania envolvem-nos no tempo e no espaço. A qualidade da vida da população depende do modo como ela se organiza para conviver sadiamente, crescendo e se desenvolvendo na “Ordem e Progresso” (lema da Bandeira do povo brasileiro).


A Política corresponde à organização da sociedade, tarefa que incumbe a todos nós, políticos e cidadãos. Em suma, a construção da cidade e da cidadania é um dom, é uma missão que nos envolve na defesa e na promoção dos bens pessoais e nos bens públicos.

VISITE A COLUNA FILOSOFIA: COM ELENALDO ALVES.